12 de Junho de 2019 às 13:10

Primeiro Festival da Tradição reforça história e tradição dos muares


A primeira edição do Festival da Tradição, marcada para os dias 27, 28, 29 e 30 de junho, no Recinto Paulo de Lima Corrêa, resgata a força dos muares da região. A programação inclui o 6º Muar do Sertão, encontro tradicional de muladeiros de Barretos e que recebe representantes de todo o país. 

Os muares são animais inteligentes, de fácil manejo, de porte e agilidade muito admirados por criadores e que vem ganhando admiradores ao longo dos anos. Animais híbridos resultantes do cruzamento de espécies diferentes, o burro e a mula originam no cruzamento do jumento com a égua, e são animais incapazes de se reproduzir.  

A história dos muares está ainda intimamente ligada ao desenvolvimento do Brasil. Ao longo de algumas décadas esses animais foram utilizados para o transporte de pessoas, mercadorias, matérias-primas e materiais utilizados para a construção de casas e estradas, que deram origem aos primeiros povoados do Brasil.

Nos últimos anos vêm recebendo maior atenção de criadores e admiradores e, consequentemente, valorizando-se como raça e aumento do valor comercial, conforme explica o organizador do 6º Barretos Muar do Sertão, Emílio Carlos dos Santos, o “Cacá do Rodeio”. “Existem mulas e burros com preços ainda maiores que de cavalos e animais considerados invendáveis.” - explica.

Aliado a esses fatores também tem crescido a realização de provas, eventos e cavalgadas direcionadas unicamente aos muares e seus proprietários. O Festival da Tradição quer celebrar a cultura caipira, destacando também a força dos muares e sua importância histórica e cultural para todo o Brasil e principalmente para a região. 

“Os muares já representaram muito mais para o nosso país. Grande parte do nosso desenvolvimento ocorreu no lombo de burros. Mas, hoje o cenário vem se tornando novamente favorável a esses animais. Em vários locais do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo existem muitos criatórios, que criam desses animais com muito carinho, e locais específicos para a realização de provas de morfologia e marcha onde são testadas as aptidões desses animais. Os muares são hoje uma paixão nacional.” - relata Cacá.

Na programação do Festival da Tradição também estão marcadas outras atrações, como Feira Gastronômica com Food Trucks, Feiras de Pets e de Orquídeas, Exposição de carros antigos, além de outras opções de lazer com shows musicais e a tradicional Queima do Alho.

A entrada para o Festival da Tradição é um quilo de alimento não perecível mais cupom distribuído, a partir do dia 13 de junho, pelas lojas do comércio conveniadas com a ACIB, ou dois quilos de alimentos, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Município. Os cupons também dão direito ao sorteio de cinco vales-compras no valor de R$ 500,00 cada um.


PROGRAMAÇÃO


27 de junho/19 - quinta-feira

Entrada de animais

Exposição de carros antigos

Exposição de Orquídeas

20h- Danças folclóricas com o Núcleo de Formação e Escola Livre do CEMART

Show de lançamento do CD de Guilherme Tenório


28 de junho/19 – sexta-feira

Provas de Marcha e Morfologia 

Exposição de carros antigos

Exposição de Orquídeas

Demonstração das habilidades dos cães da raça Boder Collie pela Associação Paulista de Pastoreio - APP

A partir das 20h – Shows com: Filipe & Tiago e Mococa & Paraíso


29 de junho/19 – sábado

9h - Desfile de mulas pelas ruas da cidade com saída do Recinto Paulo de Lima Corrêa

Concurso de tralhas

Exposição de carros antigos.

Exposição de Orquídeas

A partir das 20h: Apresentação da Orquestra de Viola Rio Pardo – Jardinópolis SP, Catira Espora de Prata, Mostra de Danças Urbanas e Folclóricas e show com Gilvan & Paulo Henrique


30 de junho/19 – domingo

Concurso Queima do alho e berrante

Exposição de carros antigos

Exposição de Orquídeas

Show Músicas Raiz com apresentações de duplas sertanejas

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade