12 de Junho de 2019 às 11:07

Monumentos retratam tropeiros, famílias Marques e Barreto


O monumento que retrata as famílias Marques e Barreto, que está sendo edificado na Praça Francisco Barreto, está em fase final e o do Recinto Paulo de Lima Correa, que destaca o peão tropeiro, está prestes a iniciar a parte de escultura, segundo informou o secretário municipal de turismo, Adriano Santos.

“O artista para os dois monumentos é a mesma pessoa. Já a parte estrutural é feita por duas empresas diferentes. O da Praça Francisco Barreto já tem sua parte artística pronta e agora está sendo finalizada a de acabamento, pintura e iluminação para conclusão destes pequenos detalhes.” - explicou Adriano.

Já o do Recinto está com a base de sustentação pronta. “É um monumento maior e agora entra o trabalho do artista, que fará toda parte de escultura, que inclui a mula, o peão e o berrante. Depois que finalizar esta parte a empreiteira volta para fazer a parte final.” - afirmou.


Retrato da época

Sobre a parte artística do Monumento na Praça Nove de Julho, Adriano destacou que a figura da mula foi decidida pelo Conselho Municipal de Turismo, para que se possa retratar o peão tropeiro, que em sua lida na época usava burros e mulas, animais mais resistentes. 

“Consultamos historiadores e levamos ao Comtur para que seus membros decidissem. Em reunião ordinária deliberou-se retratar fielmente as comitivas que vinham para cá tocando a boiada, usando seus apetrechos e estes animais.” - finalizou o secretário.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade