30 de Maio de 2019 às 15:27

No dia mundial sem tabaco, Barretos recebe mutirão de saúde pulmonar


Celebrado no dia 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco foi criado para conscientizar as pessoas sobre os malefícios causados pelo consumo de tabaco e para que todos possam ter uma qualidade de vida melhor. Nesta data, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Hospital de Amor, promoverá um mutirão de saúde pulmonar, que contará com um mutirão de espirometria, vacinação e orientações do programa de combate ao tabagismo de Barretos. A população também poderá participar de aulas de  respiração para desintoxicação, receber orientações de prevenção de diabetes, realizar avaliações médicas com o objetivo de rastrear doenças como o câncer e enfisema pulmonar, além de prestigiar a orquestra municipal de barretos.

O tabagismo é responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas ao ano, dessas mortes, quase um milhão são causadas apenas pela exposição a fumaça. Além de câncer, o tabagismo está também relacionado a aproximadamente 50 enfermidades, como doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares. Uma delas, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica causa inflamação das vias aéreas e pulmões gerada pelo contato com partículas e gases nocivos, limitando o fluxo de ar, mesmo sendo a quarta principal causa de morte no Brasil, atingindo 40 mil pessoas ao ano, ela ainda é desconhecida por 55% da população brasileira.

Os benefícios de ficar um dia sem fumar podem não ser notados imediatamente, mas eles surgem já nas primeiras 24 horas. A pressão arterial volta ao normal, assim como a temperatura do corpo, os batimentos cardíacos se estabilizam e as chances de ter um ataque cardíaco diminuem também. Mundialmente o tabagismo é reconhecido como um dos principais vilões da saúde e estima-se que no mundo todo são consumidos cerca de seis trilhões de cigarros ao ano e no Brasil cerca de 30% dos tabagistas fumam 20 cigarros ou mais por dia. 


Serviço

Os interessados em participar devem ir ao local indicado abaixo na data e horários de atendimento. Não é necessário agendamento prévio para participar do mutirão. Serão distribuídas senhas no dia e local do evento.

Data: 31/05/2019

Horário: das 08h00 às 17h00

Endereço: Praça Francisco Barreto

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade