10 de Fevereiro de 2019 às 19:22

Boa praça, Cipriano e Paula lideram votos de congratulações


Vereador Aparecido Cipriano lidera ranking dos parabéns oficiais.

Em 38 sessões legislativas realizadas em 2018, os vereadores aprovaram um total de 108 votos de congratulações para personalidades, entidades e empresas. Deste total, 21 requerimentos do tipo têm a assinatura do vereador Aparecido Cipriano (PP) e 20 da vereadora Paula Lemos (PSB). Isso significa que são deles a iniciativa de 38% dos parabéns oficiais expedidos pelo Legislativo.

O parlamentar “boa praça” pode apresentar até cinco requerimentos de parabéns por sessão, segundo norma interna. O vereador Aparecido Cipriano, por exemplo, parabenizou em uma única sessão o curso de nutrição de uma faculdade pela nota máxima em avaliação do MEC e a nova diretoria de uma entidade. 

Na sequência do ranking no quesito, Paulo Correa (PR) apresentou 19 requerimentos e Olímpio Jorge Naben, o "Euripinho" (PDT) parabenizou em 17 ocasiões. Em duas oportunidades, Euripinho enviou votos de louvor e congratulações para uma lista: requerimento aprovado em 02/03/2018 parabenizou 10 mulheres entre secretárias municipais e presidentes de entidades; noutra oportunidade, em 12/03/2018 enviou votos para os organizadores de um troféu que premia mulheres.


Dinheiro do povo

Após aprovados, os votos de louvor e congratulações são impressos na Câmara Municipal de Barretos e colocados em envelopes. Em seguida são entregues por um funcionário público com um veículo da Câmara. Somados os votos de pesar (587) com louvor e congratulações (108), totalizam 695 trabalhos sem efeito prático para a comunidade barretense. 


Relações públicas

A política de reconhecimento feita em nome da Câmara, promove o problema do peso que alguns mandatos dão a este tipo de trabalho legislativo, que de concreto em nada contribui para a coletividade e mais faz do parlamentar uma espécie de relações públicas.

Sem contar que boa parte das felicitações parlamentares, tanto quanto as homenagens em forma de títulos, placas ou medalhas, vão para empresas ou para grandes empresários. Uma forma antiga de puxa-saquismo que ainda tem muito espaço na Casa de Leis.


Ranking dos votos de pesar - ano 2018

Posição

Vereador

Votos de louvor e congratulações

Aparecido Cipriano

21

Paula Lemos

20

Paulo Correa

19

Olímpio Jorge Naben “Euripinho”

17

Otávio Alves Garcia

09

Leandro Anastácio

06

Luiz U. Campos Sarti “Kapetinha”

05

Almir Ferreira Neves

03

Calos Henrique dos Santos “Carlão do Basquete”

Raphael Dutra

02

10º

Élson dos Santos

01

11º

Fabrício Aparecido Lemos

João Roberto dos Santos “João Mulata”

Paulo R. Rocha dos Santos “Betim da Comunidade”

Raphael A. de Oliveira

Wilson Aparecido de Souza

 

00

 

Fonte: Henry Caeiro/ O Sertanejo Online

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade