05 de Novembro de 2018 às 09:23

Projeto de lei quer acabar com farra dos agrotóxicos em Barretos


Carlão está assustado com o uso indiscriminado de agrotóxicos. (Foto: Aquino José/ Seven Press)

A imagem que nos vem à cabeça é um avião sobrevoando plantações para pulverizar agrotóxicos. Um relatório da ONG Human Rights Watch revela que os moradores contam que são atingidos frequentemente pela pulverização, se queixam de dores de cabeça, náusea, tontura e vômito. E dizem ter medo de denunciar a intoxicação. "Ficou comprovado que os agrotóxicos, quando absorvidos pelo corpo humano em níveis elevados, causam vários tipos de câncer." - destaca o vereador Carlos Henrique dos Santos, o "Carlão do Basquete" (PROS).

Projeto de lei de sua autoria, tramita na Câmara Municipal de Barretos e busca proibir o uso indiscriminado de agrotóxicos no município. A Prefeitura através de convênio com faculdades deverá medir os níveis das substâncias químicas presentes nos alimentos. Constatada a irregularidade, haverá aplicação de multa de R$ 10 mil por hectare.

A Fiocruz, uma das mais renomadas instituições de ciência e tecnologia em saúde do mundo, com mais de 100 anos de história, é categórica ao afirmar que o uso indiscriminado de agrotóxicos compromete seriamente a saúde das gerações atuais e futuras e somente atende a interesses econômicos. “A proposta significa um retrocesso que põe em risco a população, em especial grupos vulnerabilizados como mulheres grávidas, crianças e os trabalhadores envolvidos em atividades produtivas.” - expressa o documento.


Valorização dos orgânicos

A proposta de Carlão do Basquete ainda valoriza os produtores orgânicos de Barretos. De acordo com o projeto de lei, de posse do selo de "produto orgânico" poderão comercializar com prioridade em todos os programas da rede pública.

Fonte: Igor Sorente/ Seven Press

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade