02 de Novembro de 2018 às 09:52

Amigo das crianças, túmulo de Carrasco está entre os mais visitados em Barretos


O neto Mauro Cotrim visita o túmulo de Carrasco. (Foto: Aquino José/ Seven Press)

Entre limpezas e reformas, o Cemitério da Paz em Barretos se prepara para receber os visitantes no feriado desta sexta-feira (2), Dia de Finados. Dos túmulos, os mais visitados nesta data estão a Maria Aparecida Conceição, a "Santinha do Ibitu" e o João Estefânio, o "Carrasco". 

Homem que tinha muito amor pelas crianças, Carrasco faleceu no dia 27 de junho de 1955, aos 50 anos de idade. "Ele era alcoólatra e o que tinha de mais precioso era o amor pelas crianças. O meu avô trabalhava no frigorífico [Anglo] e quando recebia o salário, comprava sacos de bala num armazém e vinha de lá até na Vila Baroni distribuindo as balas." - conta o neto, Mauro Cotrim. 

Segundo pesquisadores, o apelido de Carrasco foi dado por ser abatedor de bois no frigorífico. Naquele tempo se matava na marreta e ele era um dos melhores. Carrasco sentava na Praça Francisco Barreto e ficava rodeado por pelo menos 30 crianças para ouvir os causos que ele contava.

"Os fazendeiros tinham um carinho muito especial pelo Carrasco, tanto é que quando faleceu, o túmulo foi doado pela sociedade barretense. Dizem que quando o cortejo fúnebre passou, o comércio fechou." - lembra Cotrim.  Os familiares contam que o Carrasco era muito carinhoso. As discussões com a mulher era em relação aos gastos do salário, já que tudo que ganhava ia embora com as crianças. Mal deixava para o sustento da família, recorda. 



Milagres

Tem muita gente que vai na beira do túmulo rezar e pedir graças. Quando trabalhava nos Correios, Cotrim conheceu uma senhora chamada Dona Bethi que cuidava do túmulo do Carrasco. "Diante das necessidades, ela pedia para o Carrasco e conseguia a graça depois das orações."

Cotrim ressalta que a família se alegra ao ouvir relatos de milagres vindos de um parente que demonstrou e espalhou amor às crianças.

Fonte: Aquino José e Igor Sorente/ Seven Press

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade