31 de Outubro de 2018 às 12:19

Barretos recebe prêmios pelo trabalho desenvolvido no combate à transmissão do HIV e Sífilis


No último dia 29 de outubro, o município de Barretos foi contemplado com dois Prêmios "Luiza Matida" em reconhecimento aos trabalhos realizados no município para a eliminação da transmissão vertical dos vírus HIV e de Sífilis Congênita.

A premiação aconteceu em São Paulo durante o evento que celebrou os 35 anos do programa Estadual IST/Aids, os 30 anos do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids e 3ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis.

Representando o município durante a solenidade, estiveram: o médico e infectologista, Guilherme Freire; a coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/Aids, Cecília Marques do Reis; a coordenadora do SAE (Serviço de Assistência Especializada), Silvia Watanabe; a psicóloga do SAE, Denize Klenner; Silvio Pereira, farmacêutico responsável do SAE; e os agentes do Programa de Trabalho com profissionais do sexo, Eliana Falcão e José Eugênio Junior.

O secretário  de Saúde de Barretos, Alexander Stafy Franco enaltece que a conquista destes prêmios é "fruto de um trabalho conjunto de toda equipe de profissionais de rede municipal de saúde, desde a Rede de Atenção Básica até a Rede de Atenção Especializada".


Quem foi Luiza Matida

O prêmio faz referência à Luiza Matida, pediatra que lutou incansavelmente pela eliminação da sífilis e do HIV, mas que faleceu em 19 de janeiro de 2014. Luiza esteve à frente de pesquisas nos âmbitos nacional que contribuíram para o sucesso das respostas nacional e paulista na redução da transmissão vertical do HIV. Em 2013, em parceria com a Agência Japonesa Jica, fez parte de um grupo técnico para qualificação e fortalecimento da resposta moçambicana ao HIV/AIDS.

Determinada e persistente em seus objetivos e ideais, Luiza não se conformava com a notificação de casos de transmissão vertical,  sobretudo da sífilis no estado de São Paulo.  A redução dos casos de HIV e a organização das ações de controle da sífilis no estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho. Em homenagem a Luiza Matida o Programa Estadual IST/Aids-SP lançou o Prêmio Luiza Matida, dedicado aos municípios do Estado de São Paulo que alcançarem a meta de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. 

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade