Notícia
05 de Outubro de 2018 às 07:09
Empresários, advogados e deputados são maioria entre candidatos
Definir o perfil da sociedade brasileira a partir das ocupações dos candidatos nestas eleições pode ser mais complexo do que se imagina. Em meio às 29.090 candidaturas (para todos os cargos) apresentadas nestas eleições, há um astrólogo, dois bailarinos, oito artistas de circo, nove catadores de recicláveis, 20 ambulantes e feirantes, além de 24 empregados domésticos, 47 artesãos e 110 religiosos.
Mas a maioria dos nomes postos é formada por empresários e advogados, assim como homens e mulheres que simplesmente se declaram “deputados”, sem especificar formação nem atividades profissionais. São 2.820 empresários, 1.719 advogados e 1.097 que se autodenominam “deputado”.
O professor de ciência política Antônio Testa, da Universidade de Brasília, observou que mudou bastante o perfil dos candidatos, aumentando o número de empresários e advogados. “A partir das eleições de 2010, houve um acensão muito grande de empresários e advogados, pessoas que antes bancavam candidaturas, e que depois passaram a se candidatar.”
Tendências
Antônio Testa analisa as candidaturas de religiosos e militares, por exemplo. “O mesmo aconteceu com pastores evangélicos e policiais, este último grupo porque a questão da segurança entrou muito forte na agenda das eleições”.
Para Antônio Testa, no caso dos artistas, se eles não tiverem visibilidade, como o deputado federal Tiririca (PR-SP), um dos mais votados do Brasil nas eleições passadas, é “muito difícil” conseguir sucesso nas urnas.
Porém, ele ressalta a importância de representantes entre artistas de rua, catadores, ambulantes e empregados domésticos.
“Essa é uma velha estratégia que os partidos adotam para atrair votos, já que essas candidaturas estão concentradas em cargos proporcionais [deputados estadual, federal e distrital]. Como esses candidatos, muitas vezes, são lideranças em suas comunidades, eles conseguem 500 votos ali, 300 daqui e isso ajuda nomes de seus partidos a conquistar mais vagas nos parlamentos.” - disse.
Fonte: Agência Brasil
Fale com a gente pelo e-mail
contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.
Enquete
Podcasts
- 22/08/2018
Jurista fala sobre a importância do direito agrário
- 24/05/2018
Professor analisa transporte ferroviário no Brasil (Rádio Nacional de Brasília)
- 23/05/2018
Professor explica situação dos preços dos combustíveis (Rádio Nacional de Brasília)
- 06/04/2018
Advogado criminalista Rogério Cury analisa decisão do STF e afirma que país vive clima de insegurança jurídica. (com apoio de Rádio Cultura FM)
- Agronegócios
Faturamento do setor agropecuário cresce no Brasil
- Política
Dutra quer reativação de usina de asfalto
- ESTANTE
Livro digital e gratuito aborda o perfil de líderes que as organizações precisam hoje
- Política
Geninho propõe endurecimento da lei ao uso do seguro DPVAT
- Cultura
Cordão Espalha Samba confirma corso de 2019 para o dia 2 de março
- Cidades
Doria cancela R$ 5 milhões em convênio com Hospital de Amor
- REPORTAGEM
A exploração sexual fez história em Barretos
- Cidades
Savegnago Supermercados será inaugurado no dia 23 de junho no North Shopping
- Política
Eduardo Petrov deixa Santa Casa para disputar eleição
- Política
“Nenhuma pesquisa apontava a minha vitória” – diz ex-prefeito, Nelson James Wright