23 de Setembro de 2018 às 18:31

Parceria garante 4 mil óculos gratuitos à população


O Projeto OneSight Renovatio chega a Barretos na segunda-feira (24), garantindo 4 mil óculos de grau gratuitamente para pacientes triados pelas Unidades de Saúde e alunos da rede municipal de ensino. O projeto é realizado numa parceira da organização americana OneSight, braço de responsabilidade social da multinacional Luxottica, maior produtora de óculos do mundo, com a ONG brasileira Renovatio, dedicada a saúde da visão, e acontece em Barretos graças a uma parceria da Prefeitura com a Fundação Pio XII e Faculdade de Medicina de Barretos.

De 24 de setembro à 3 de outubro, uma clínica com consultórios oftalmológicos estará montada no Centro de Eventos "Paulo Prata", atendendo cerca de 500 pacientes por dia, por triagem visual, consulta, exames e doação de óculos. Médicos da rede pública atuarão voluntariamente na ação, assim como a equipe da secretaria municipal de saúde, alunos da Faculdade de Medicina, além de 40 voluntários estrangeiros, trazidos pela OneSight e hospedados pela Fundação Pio XII – Hospital de Amor.

Cada aluno da rede municipal diagnosticado com problemas que precisem de correção visual, vão retirar seus óculos gratuitamente no dia seguinte à sua consulta, e em alguns casos, os óculos ficarão prontos na hora, graças a tecnologia disponível na Renovatio.

Uma coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Guilherme Ávila (PSDB), apresentou o projeto a imprensa. Na ocasião, o representante da Renovatio, Guibson Trindade, pode explicar a atuação das duas ONGs. "No Brasil, o projeto OneSight Renovatio já acontece há quatro anos, sendo realizado no Nordeste. Neste ano a previsão era acontecer no sul do país, mas por motivos diversos tivemos o cancelamento da cidade que o sediaria e pela primeira vez estaremos beneficiando Barretos e região. A ONG OneSight está presente em mais de 250 países e com mais de 25 anos de atuação com atividades sociais em todos os continentes." - informou Trindade.

"Priorizar a saúde faz parte do nossa gestão, por isso, temos como meta reduzir as demandas nas especialidades, através dos mutirões e ações de parcerias como essa, que tem o poder de transformar vidas. Para nós é um privilégio ter essas ONGs dedicadas a atuar diretamente na melhoria da saúde da visão em nossa cidade e no mundo todo." - disse o prefeito.

O secretário  municipal de saúde, Alexander Stafy Franco, chamou atenção para o fato de que muitos dos alunos diagnosticados na rede municipal não conseguem adquirir seus óculos por questões financeiras. "Sabemos que devido à questão de vulnerabilidade social muitas receitas são perdidas, o que ocasiona ainda mais o agravamento da saúde. E essa ação, é algo inédito e possibilitará a 4 mil pacientes a chance de poder enxergar com qualidade e sem custo".

O projeto foi uma conquista da Fundação Pio XII, por meio do trabalho do Dr. Sérgio Serrano, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata. "Graças às parcerias findadas, e ao empenho de todos, foi possível a realização deste Projeto em Barretos. Uma ação de extrema importância, rápida e dinâmica. Desde o contato com as ONGs até a viabilização da ação foram duas semanas, um tempo recorde, graças a disponibilidade da Prefeitura em disponibilizar os meios para que tudo acontecesse em tempo." - disse Serrano.

Médica e professora da Faculdade de Medicina, Aline Espanhol chamou a atenção para a colaboração voluntária dos alunos e futuros médicos.  "O trabalho social faz parte da construção pedagógica dos médicos. Através destes trabalhos é possível formar profissionais mais humanizados." - disse.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade