18 de Setembro de 2018 às 11:02

OAB faz ato em apoio à advogada algemada


A advogada Valéria Lúcia dos Santos, de 48 anos, algemada durante uma audiência em Duque de Caxias (RJ), recebeu o apoio e carinho na tarde dessa segunda-feira (17), durante um ato de desagravo organizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Mesmo com chuva, a manifestação que ocorreu em frente ao fórum daquele município, onde aconteceu o episódio, atraiu advogados e militantes defensores das causas negras e dos direitos das mulheres.

Embora o ato tenha sido pacífico desde o início, o fórum teve as portas fechadas causando indignação entre os manifestantes.

Carlos Lamachia, presidente nacional da OAB, afirmou durante o protesto que o episódio terá desdobramentos na Corregedoria Estadual, no Conselho Nacional de Justiça e na própria Ordem.

Ele condenou o ambiente de extremismo que o país vive.

Apesar do trauma que o fato lhe deixou, com exposição de imagens compartilhadas por todo o país, Valéria disse que sua atitude será a de conversar com a juíza leiga que determinou o uso da algema.

Valéria Lúcia dos Santos, que é negra, foi detida e algemada no último dia 10 dentro do fórum de Duque de Caxias, durante uma audiência, depois de pedir acesso à contestação de processo de um cliente. A cena foi gravada e causou indignação por todo o país.

O Tribunal de Justiça, que subordina o Fórum de Duque de Caxias, se limitou a responder em nota que os fatos estão sendo apurados.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade