19 de Agosto de 2018 às 18:59

Comitiva União vence o Concurso da Queima do Alho em Barretos


Comitiva União leva para Mirassol o primeiro lugar da Queima do Alho. (Foto: Aquino José / Seven Press)

A Comitiva União, de Mirassol (SP), sob o comando do comissário José Renildo, ganhou o Concurso da Queima do Alho, da 63ª Festa do Peão de Barretos que aconteceu neste domingo (19). Ao todo, 20 grupos estradeiros participaram do campeonato culinário que reproduz costumes das refeições preparadas pelas comitivas de gado pelo interior do Brasil.  O concurso foi realizado no Rancho Ponto de Pouso.

Em segundo lugar ficou a Comitiva Devotos de Tião Carreiro, de Riolândia (SP), liderada pelo comissário Marcelo Muzeti. Em terceiro lugar ficou a Comitiva Água de Peão, de São José do Rio Preto (SP), coordenada pelo comissário Milton Liso.

A importância da Queima do Alho na manutenção da cultura caipira foi reconhecida também por lei. O prato é considerado hoje Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

No cardápio preparado pelas comitivas participantes estavam o arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca (farofa no pilão) e carne na chapa de ferro. O sabor dos pratos e toda tralha das comitivas foram avaliados por um grupo de jurados especializado.

O local do evento ficou completamente lotado com a presença de convidados, políticos e imprensa. Todos presentes puderam saborear o tradicional prato típico do peão brasileiro.

Fonte: Aquino José/ Seven Press

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade