07 de Agosto de 2018 às 14:53

Barretos decreta situação de emergência em razão da estiagem


A Prefeitura de Barretos decretou situação de emergência no município devido à estiagem e determina medidas administrativas, como a utilização do poço profundo da empresa Barretos Country Acquapark, e restrição da captação de água à montante do Córrego Pitangueiras, mediante a requisição de medidas e providências junto ao DAAE (Departamento de Água e Energia do Estado de São Paulo), órgão estadual competente.

A situação de emergência terá vigência de 150 dias. O decreto 9.413, de 6 de agosto, foi publicado na Folha de Barretos, jornal oficial da Prefeitura de Barretos.

A solicitação para utilização do poço profundo de propriedade da empresa Barretos Country Acquapark, um hotel e parque aquático da cidade, foi feita após os proprietários permitirem solidariamente o uso do investimento particular, que aguarda outorga do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). O prefeito Guilherme Ávila destacou que "o empresário Eduardo Ferreira Leite, um dos proprietários do hotel, não pensou duas vezes antes de permitir que utilizássemos o poço para servir à cidade, um ato de cidadania".

O superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos), Sílvio Brito, explicou que a captação de água no poço profundo da Via das Comitivas, está paralisada, pois a reforma do poço detectou problemas estruturais graves e a bomba adquirida pelo município apresentou defeito, tendo que ser trocada por outra, ainda dentro do prazo de garantia, uma vez que só funcionou para testes. "Com esse período de estiagem mais severa, buscamos a alternativa do uso de um poço particular para garantir o abastecimento, uma solução emergencial e provisória." - disse.

O decreto emergencial determina ainda uma medida preventiva, que suspende a captação de água do Córrego Pitangueiras por empresas particulares, para que o volume seja mantido em condições de permitir a continuidade da captação pelo Município para finalidade exclusiva de abastecimento da população.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade