30 de Julho de 2018 às 18:03

Campanha realiza 355 testes gratuitos de hepatite em Barretos


No dia 28 de julho foi comemorado o Dia Mundial de Combate às Hepatites. A doença viral do tipo C é a mais comum e é meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) erradicá-la até 2030. Com o objetivo de identificar e tratar o maior número de pessoas portadoras do vírus, a Semana Hepatite Zero realizou testes rápidos de hepatite C em Barretos entre 24 e 28 de julho.

A campanha é uma iniciativa da ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) em parceria com o Rotary Club de Barretos e Secretaria Municipal de Saúde. Entre 2016 e 2017, 50 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Barretos e encaminhadas ao tratamento adequado. Em Guaíra, 56 casos foram confirmados no mesmo período. O teste é rápido e feito com apenas algumas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo.

A hepatite C é uma infecção causada por um vírus transmitido através do contato com sangue contaminado. Embora ataque, principalmente, o fígado – chegando a desencadear cirrose ou câncer -, a doença interfere na ação da insulina no organismo e pode causar diabetes tipo 2. Porém, a doença é silenciosa, ou seja, não há sintomas na maioria dos casos. No Brasil, ela atinge 2 milhões de pessoas, das quais 70% não sabem que a possuem e apenas 10% foram tratadas.

A boa notícia é que a doença tem cura: 95% dos casos mundiais em um período de três a seis meses de tratamento, segundo a OMS. Assim, entidades e sociedades médicas alertam para a importância de se fazer o teste.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade