25 de Julho de 2018 às 14:52

Agências dos Correios poderão emitir carteira de trabalho


Um acordo entre os Correios e o Ministério do Trabalho está sendo discutido para que a emissão da Carteira do Trabalho possa ser feita nas agências dos Correios. Se tudo der certo, um projeto piloto será implantado primeiro no Estado de São Paulo.

A ideia é descentralizar e agilizar o atendimento. Os Correios têm uma rede de agências que atingem todos os 5.570 municípios do país. Atualmente o cidadão consegue solicitar a Carteira de Trabalho nos mais de 2 mil e 100 postos do ministério, espalhados por todo o país.

Para solicitar é necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF e certidão de nascimento ou casamento e, em alguns postos, é necessário também apresentar uma foto 3 por 4 atualizada.

Segundo o Ministério, entre janeiro e maio de 2018 foram emitidas mais de 2 milhões de carteiras de trabalho, mais de 500 mil no Estado de São Paulo.

Criada em 1932, a Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório a quem deseja prestar algum tipo de serviço no Brasil. Ela garante ao trabalhador o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.

Fonte: Agência Brasil

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