23 de Julho de 2018 às 13:05

Prefeitura de Barretos, Rotary e North Shopping realizam campanha de prevenção a hepatites


A Secretaria Municipal de Saúde pelo terceiro ano consecutivo em parceria com o Rotary Club de Barretos, realiza nesta semana, de 24 a 28 de julho, no North Shopping Barretos, a Campanha Hepatite Zero, um trabalho efetivo junto a comunidade, com objetivo de alertar sobre Hepatites e promover a prevenção através de orientações e testes rápidos. Os atendimentos acontecem de terça a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, e no sábado das 14h00 às 17h30.

Segundo a enfermeira Márcia Oliveira, do Programa da Hepatites em Barretos, o objetivo é ser uma fonte de ajuda e informação para portadores de hepatite. "O principal foco é alertar a comunidade sobre a existência da doença, assim como as causas e consequências." - ressalta.  


A doença

A hepatite é uma doença que praticamente não apresenta sintomas. É uma doença silenciosa causada por tipos de vírus que provocam uma inflamação no fígado. Estima-se que milhões de pessoas são hoje portadoras desse vírus, sem saber disso. Os dois tipos mais perigosos são: hepatite B e C, transmitidas pelo sangue contaminado quando se compartilham utensílios domo aparelho de barbear, alicate de unha, agulha e também quando se usa material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem e em procedimentos cirúrgicos.

Para prevenção é recomendado o uso de preservativo em todas as relações sexuais para a prevenção das hepatites B e C. As diretrizes de prevenção também incluem o não compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam que estejam contaminados e, no caso da hepatite B, há também a vacina.

A vacina contra a hepatite B, principal forma de prevenção à doença, está disponível em todas as unidades de saúde para indivíduos com idade até 49 anos. Grupos considerados de alto risco de exposição ou alta suscetibilidade também devem ser vacinados nas unidades da rede pública de saúde.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade