04 de Julho de 2018 às 18:49

Preço do gás de cozinha aumenta 4,4% a partir de amanhã


Estatal diz que alta poderia ter sido maior, mas foi represada devido a um mecanismo de compensação. (Foto: Agência Brasil)

A Petrobras reajustou nesta quarta-feira (4) o preço do gás de cozinha (GLP) em 4,4%. O botijão de 13 quilos passa a valer R$ 23,10 nas refinarias a partir de amanhã (5). No acumulado do ano, o GLP apresenta aumento de 5,2%, se comparado ao preço praticado em dezembro do ano passado.

O GLP industrial (que representa cerca de 30% do mercado de botijão do país) também terá aumento de 4,4% a partir desta quinta-feira.

A estatal informou que o reajuste ocorre devido à desvalorização do real frente ao dólar, que apenas entre março a junho foi de 16%, e ao reajuste de 22,9% do preço do GLP no mercado internacional no mesmo período.

"Esse impacto foi diluído pela combinação entre o período de nove meses usado como base para o cálculo do preço, além do mecanismo de compensação que permitirá que eventuais diferenças entre os preços praticados ao longo do ano e o preço internacional sejam ajustadas ao longo do ano seguinte", disse a Petrobras em nota.

Em meio à greve dos caminhoneiros, os petroleiros fizeram greve pedindo uma nova política para evitar altas bruscas no gás de cozinha. A ANP (Agência Nacional de Petróleo) terminou nesta semana consulta pública para avaliar a possibilidade de mudar a periodicidade dos reajustes dos combustíveis.

Fonte: Seven Press - com informações da Agência Brasil

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade