02 de Julho de 2018 às 09:06Igor Sorente

Primeira rodada de negociação frustra bancários


Trabalhadores do setor bancário lançaram nesta sexta-feira (29) a campanha salarial, com o desafio de preservar direitos da categoria e a manutenção da negociação nacional, como estabelece a convenção coletiva de trabalho, que completa 27 anos.

Atividade no centro de Barretos foi marcada por ato em frente ao Santander na quinta-feira (28). De acordo com o presidente do Sindicato, Alencar Theodoro de Souza Filho, os trabalhadores percorreram as agências do centro da cidade, denunciando a exploração dos banqueiros sobre a categoria, clientes e população."Nossa campanha não está debatendo somente a manutenção dos benefícios para os bancários, mas a todos que se utilizam do sistema financeiro, pois não é justo que trabalhadores e sociedade paguem a conta da crise com a superlotação nas agências e falta de bancários." - revela.

A próxima reunião está marcada para 12 de julho, e os trabalhadores aguardam a assinatura de um pré-acordo de ultratividade, princípio que garante a manutenção das cláusulas da convenção até a renovação do acordo. A data-base é 1º de setembro. Segundo o sindicato, esse pré-acordo é necessário em função da nova legislação trabalhista, que precariza as relações de trabalho.


Reivindicações

Segundo Alencar, a pauta de reivindicações é focada na defesa dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, na defesa da categoria, ameaçada pelos novos tipos de contratos previstos na lei (terceirização irrestrita, trabalho intermitente, autônomo, hipersuficiência), na defesa dos empregos, com a proibição das demissões em massa; nas homologações realizadas nos sindicatos (para garantir que os bancários recebam tudo que lhes é devido em caso de demissão); na manutenção da mesa única de negociações entre bancos públicos e privados;  e na defesa dos bancos públicos que estão sendo desmontados e preparados para a privatização. 

Com informações da Rede Brasil Atual

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade