14 de Junho de 2018 às 14:50Aquino José

Vereador defende debate da previdência municipal para evitar colapso


Dutra considera situação de instituto comprometedora. (Foto: Rafael de Lucas)

"O regime de previdência municipal de Barretos está extremamente desequilibrado." A frase é do vereador Raphael Dutra (PSDB) se referindo ao desequilíbrio econômico do IPMB (Instituto de Previdência do Município de Barretos). Requerimento de sua autoria, apresentado na sessão desta segunda-feira (11) da Câmara Municipal de Barretos pede a constituição de Comissão Especial para debater e analisar os problemas e soluções do IPMB. 

De acordo com o vereador, as condições econômico/financeiras do IPMB é bastante comprometedora com desequilíbrio entre receita e despesa, gerando déficits que aumentam assustadoramente podendo inviabilizar a situação de autosustentabilidade. "E a tendência é que essa disparidade aumente, pois, todos os meses funcionários públicos se aposentam e passam de contribuintes a usuários dos recursos do Instituto." - destaca. 

A atual situação do IPMB tem gerado insegurança e intranquilidade aos aposentados e pensionistas, assim como os servidores da ativa cujas contribuições  são descontadas e devem ser recolhidas na expectativa de uma aposentadoria diga, diz o requerimento. Para Dutra, "a proposta de debate busca um novo modelo de gestão com o objetivo de dar sustentabilidade ao IPMB pelas próximas décadas." 


Sobre o instituto

O IPMB (Instituto de Previdência do Município de Barretos) foi criado pela lei municipal 2678/1992 na gestão do prefeito Ibraim Martins da Silva. É uma autarquia com personalidade jurídica de direito público interno que possui autonomia financeira e administrativa, prestando serviço social autônomo vinculado ao Município de Barretos.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade