10 de Junho de 2018 às 17:49Igor Sorente

Barretos está em risco para surto de dengue, zika e chikungunya, diz Ministério da Saúde


Barretos apresenta risco de enfrentar um surto de dengue, zika e chikungunya, segundo um levantamento divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a avaliação, o município tem elevada taxa no LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), com pontuação acima de 4. Com pontuações entre 2,0 e 3,7 estão Guaíra e Colina na lista de alerta.

A nota do levantamento leva em conta a quantidade de focos do mosquito transmissor da dengue e serve de base para políticas públicas contra as doenças, mesmo em períodos de estiagem, como outono e inverno. 

Confira a lista completa de municípios, com a avaliação do risco de cada um deles.

As informações são referentes ao período de janeiro a março deste ano. Até 21 de abril, foram notificados mais de 100 mil casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 20% em relação ao mesmo período de 2017. Também houve queda expressiva no número de óbitos, com redução de 44%.

Em relação à chikungunya, a redução foi de 65% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, houve 4 mortes confirmadas laboratorialmente, sendo que em 2017, foram 83.

Já os casos de zika diminuíram 70% em relação ao mesmo período do ano passado e nenhuma morte foi registrada.

Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização ou citação da fonte. 

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade