11 de Abril de 2018 às 17:58Igor Sorente

Vacinação contra a gripe tem inicio neste mês


A Secretaria Municipal de Saúde inicia dia 23 de abril, a vacinação contra gripe, dirigida a crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mães que tiveram filhos há menos de 45 dias (puérperas), trabalhadores de saúde, indígenas. 

A meta proposta pelo Ministério da Saúde  é vacinar 90% desse público. Há ainda professores, os portadores de doenças crônicas que também serão imunizados durante a Campanha Nacional de Vacinação, mas que não estão contabilizados por se tratar de um público bastante variável.

Em Barretos, todas as Unidades Básicas de Saúde realizarão a vacinação até o dia 1º de junho, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.

O dia “D” da campanha acontecerá dia 12 de maio. O público alvo da Campanha de Vacinação é definido pelo Ministério da Saúde, com base nos grupos com maior risco de apresentar complicações decorrentes da gripe.


Documentação

Para receber a vacina em qualquer uma das unidades de saúde de Barretos deve-se apresentar a carteira de vacinação e os seguintes documentos:

  • Idosos acima de 60 anos: carteira de identidade;
  • Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade: carteira de vacinação da criança, na ausência apresentar documento.
  • Grávidas cartão de pré-natal ou exame que comprove a gestação independentemente da idade gestacional;
  • Mulheres até 45 dias após o parto: deverá apresentar qualquer documento que comprove o parto (certidão de nascimento, carteirinha de gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto);
  • Portadores de doenças crônicas: as pessoas deverão levar a solicitação ou prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (categoria de risco clínico), não somente constar solicito vacina de gripe,(nesse caso com esse tipo de laudo a vacina não será realizada se não especificar a doença). Para ver a lista completa de doenças crônicas, veja a tabela abaixo.
  • Profissionais de saúde e professores:  mediante identificação profissional. Exemplo: crachá da instituição onde atua.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade