09 de Fevereiro de 2018 às 09:13Aquino José

Um Carnaval quase antigo


As Moderninhas saudaram a Copa do Mundo de 1970. (Foto cedida por Jose Toledo)

UM CARNAVAL QUASE ANTIGO

O prefeito Christiano Carvalho não liberou a verba.  Mesmo assim, o presidente Reinaldo dos Santos decidiu colocar a Estrela D’Oriente na avenida para manter a tradição dos desfiles de escola de samba em Barretos. Era 1970. Os bailes no Jockey Club foram animados pelos “Os Jordans”, Luiz Aguiar, Oslain Galvão, Claudio Fontana e Os Vikings. O pistonista Freitas e conjunto movimentaram a festança no Kaikan.  Os sócios do Grêmio Literário e Recreativo pagaram 50 cruzeiros novos pelas quatro noites de carnaval, enquanto os convidados desembolsaram 100 cruzeiros novos. E pela primeira vez saía o bloco As Moderninhas, idealizado por José Toledo. No ano seguinte, 1971, a escola José do Patrocínio, de Bebedouro, venceu o concurso do Carnaval da Integração. A Estrela D’Oriente ficou em segundo lugar. A terceira colocação ficou para a Flor de Maio, de Sertãozinho. Participaram ainda da festa barretense a Cacique do Morro, do Zé Ramiro; Unidos de Pitangueiras; Cruzeiro do Sul, de Catanduva; e Gato Preto, de Olímpia. Quem sobreviveu, recorda.


A FRENTE SE DESFEZ

A Frente Parlamentar Cristã foi para o espaço. Caciques dos partidos envolvidos meteram a colher no grupo barretense e determinaram seu findar. O motivo alegado foram as próximas eleições de outubro.


CIPRIANO RETORNA ÀS ORIGENS

Depois de deixar a Frente Parlamentar Cristã, o vereador Aparecido Cipriano (PP) retomou a liderança de seu partido na Câmara Municipal.


VOTOU CONTRA E TOMOU O TROCO

O vereador Raphael Oliveira (PRP) disse na tribuna da Câmara que seu colega Lupa (DEM) está sendo perseguido politicamente porque votou contra interesses da atual administração.


PASTILHA MILAGROSA NA CÂMARA

O presidente Leandro Anastácio (SD) presenteou o vereador Carlão do Basquete (PROS) com uma pastilha para sarar a garganta. No final da sessão da Câmara, a pílula deu resultado. Paçoquinha também ofereceu o comprimido mastigável para o vereador Aparecido Cipriano (PP) que estava engasgando.


UMA PALESTRA DO FERNANDO

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) pode vir fazer palestra em Barretos ainda neste ano. Ele é autor do livro “Trabalho e linguagem: para a renovação no socialismo”.


QUANTO ARRECADOU A LUZ

O vereador Lupa (DEM) quer saber quais os valores que foram efetivamente arrecadados em 2017, com a CIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública).


VAGAS PARA OUTROS REBENTOS

A vereadora Paula Lemos (PSB) sonda a possiblidade da extensão de vagas na CEMEI Mãe Comerciária “Professora Célia Aiélo” para os filhos de funcionárias de salões de beleza


CADÊ O CARTEIRO?, INDAGA WILSON

Os atrasos constantes em alguns bairros e a não entrega de correspondências e mercadorias nos bairros novos da cidade estão sendo questionados pelo vereador Wilson Aparecido (PSDB).


PAULO CORREA PEDE FIDELIDADE À LEI

O fiel cumprimento da lei municipal que instituiu o piso nacional do magistério à classe de docentes do Sistema Municipal de Ensino está sendo cobrado da Prefeitura pelo vereador Paulo Correa (PR).


KAPETINHA ESTÁ DE OLHO NO LOTEAMENTO

A data de regularização do loteamento Jardim Europa em Barretos e cópia das diretrizes expedidas pela prefeitura foram solicitados pelo vereador Kapetinha (PTB) ao Executivo.


A FALÊNCIA TOTAL DA SAÚDE, SEGUNDO UEBE

A terceirização de Postinhos em Barretos significa a falência total da administração, na opinião do ex-prefeito Uebe Rezeck (MDB).  Ele lembrou que o atendimento primário na saúde deve ser feito pelo município.


CARLÃO ALERTA PARA NÃO PISAR NA MERDA

O vereador Carlão do Basquete (PROS) está pleiteando a cidadania italiana. Depois de visitar o país europeu, na tribuna da Câmara, ele comentou que lá é uma nojeira. Ressaltou que o povo é alegre, culto e inteligente. “Lá eles adotam cachorro e não criança”, disse. Observou ainda que nas ruas da Itália tem tanta merda de cachorro.


A FEIRA DO TUCANO DUTRA

O vereador Dutra (PSDB) reivindicou um espaço adequado, com toda infraestrutura e segurança, para a realização de feira de artesanato no município.


DICA DE LEITURA

Sugestão de leitura da semana é “Desde Que o Samba é Samba”, de Paulo Lins, publicado pela editora Planeta do Brasil.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade